Junta de Freguesia de Vimioso
Junta de Freguesia de Vimioso
População
1285 habitantes
Actividade económica
Agricultura e pecuária, construção civil, hotelaria comércio e serviços.
Festas e romarias
Feira de S. Lourenço
Feriado municipal
10 agosto.
Feiras quinzenais
dias 10 e 25.
Património cultural e edificado
Igreja Matriz Vimioso, Capelas, Pelourinho de Vimioso, Ponte e Fontes Romanas, Casa Tradicional e Casa com Brasão, Atalaia de Vimioso.
Gastronomia
Botelo com Cascas, Posta à Mirandesa, Caldeirada de Cabrito e Cordeiro, fumeiro regional, Javali, lebre, coelho, perdiz.
Colectividades
Águia Futebol Clube de Vimioso; Associação de Caça e Pesca de Vimioso; Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vimioso; Banda Filarmónica; Associação Mini – Banda de Vimioso; Moto Club de Vimioso – ” Furões”
Outros locais de interesse turístico
Casa da Cultura de Vimioso, Parque Municipal de Vimioso, Piscinas Municipais e Pavilhão Multiusos em Vimioso.
Artesanato
Cestaria, tecelagem, cobres, colchas, curtumes, cantarias (granito) e mármores.
Foral
1516.
Vimioso esteve som jurisdição de Miranda do Douro até ao reinado de D. Manuel, do qual obteve foral em 1516, com a categoria de vila.
A Leste de Vimioso, no local denominado Atalaia, supõe-se ter sido o sítio original de um Castro Luso-romano, mas de raiz pré-histórica.
A própria fortificação terá sido reforçada e sofrido constantes modificações, em consequência das lutas entre Cristãos e Mouros.
Esta vila está ligada ao título de Conde: o primeiro título de Conde de Vimioso (D. Francisco de Portugal), conferido por D. João III, em 1534.
Vimioso foi vítima da dureza das guerras, inúmeras vezes.
Em 1658, sofreu um ataque de forças espanholas vindas de Alcañices, em 1672, o exército franco-espanhol dirigiu-se a Miranda do Douro, arrasando a fortaleza.
Por toda esta vila e concelho ainda sobrevivem marcas e testemunhos de uma história!